domingo, 22 de julho de 2012

Tatuagem nazista impede barítono russo de cantar na Alemanha


BERLIM - O barítono russo Evgueni Nikitin, que deveria interpretar o papel principal da nova produção da ópera "O Navio Fantasma" no Festival de Bayreuth, na Alemanha, desistiu de atuar devido à polêmica envolvendo uma tatuagem nazista que fez durante a juventude, a quatro dias do início do espetáculo.


"Decidi renunciar ao meu papel no Festival de Bayreuth. Não tinha consciência do alcance e da irritação que estes símbolos podem causar, especialmente em Bayreuth", declarou o barítono, de 38 anos, em sua página na Internet. "Fiz estas tatuagens quando era jovem. Foi um grande erro na minha vida e não pretendo repeti-lo jamais", destacou Nikitin, primeiro russo a obter o papel principal no Festival de Bayreuth, dedicado ao compositor Richard Wagner.

A polêmica ganhou força na noite de sexta-feira (21), quando o programa cultural do canal estatal alemão ZDF exibiu imagens da cruz suástica de Nikitin tatuada no peito.

Na juventude, Evgueni Nikitin foi baterista e guitarrista de um grupo de rock heavy metal, quando fez tatuagens por todo o corpo, revelou a ZDF.



Evgeny Nikitin

Um comentário:

  1. Na juventude, também, este cidadão não deve ter estudado História. Talvez ele nem tivesse conhecimento sobre o que foi o Nazismo. O problema mais sério ainda é que muitos na atualidade não sabem.

    ResponderExcluir